Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ótima notícia!! Nossos alunos inseridos no mercado de trabalho.

Oportunidade e cidadania em Curitibanos
 
                                                                                                 Rennan Santos
                                                                                                             29/10/2012 09:14:50
 
$alttext
 A Apae de Curitibanos está desenvolvendo um programa de inclusão social voltado a inserir seus alunos no mercado de trabalho. Através da iniciativa, alguns estudantes da instituição já conseguiram emprego e estão demonstrando, na prática, que são tão capazes quanto pessoas sem deficiência.
Segundo a diretora Andrea Prestes Xavier, os alunos participam de um programa de iniciação profissional que desenvolve rotinas de trabalho. “Existe um roteiro de conteúdos voltados a questões de profissionalização, que envolve ética, cidadania, comunicação social, direitos e deveres, horários e disciplinas, entre outros temas”, afirma Andrea. Nesse sentido, ela destaca a parceria com o Senai, visando à qualificação profissional. A diretora lembra, ainda, que, no ano passado, através de uma parceria com o programa ProJovem, foi possível capacitar 33 alunos, entre 18 e 29 anos, para áreas de jardinagem e horticultura.
Para a coordenadora pedagógica da Apae Lucirene Ullirsch Pires, as famílias acreditam muito na credibilidade da instituição, o que favorece ainda mais as ações e seu êxito na inserção dos alunos no mercado de trabalho. A diretora Andrea ressalta que todo o processo de inclusão está sendo realizado pelo Setor de Serviço Social e que houve um trabalho de conscientização das famílias quanto à importância do projeto. “Um fato que chama a atenção é que o aluno com deficiência intelectual, ao entrar no mercado de trabalho, tem de abrir mão do Benefício de Prestação Continuada que receberia durante toda a vida”, lamenta Andrea, completando que muitas famílias concordaram em abrir mão desse benefício por entender que, mais que uma fonte de renda, o emprego representa uma grande evolução pessoal, intelectual e, principalmente, profissional para a pessoa com deficiência.
Para a obtenção de vagas de emprego para seus alunos, o setor de Serviço Social da Apae, responsável pelo projeto, visita empresas com o objetivo de divulgar e promover a pessoa com deficiência, apresentando várias propostas de inclusão, para que contratem, mantenham e promovam o desenvolvimento profissional dentro da empresa. Essa iniciativa teve destaque em agosto, durante a Semana da Deficiência, quando houve ações diretas e mais direcionadas na busca de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. Segundo Andrea, o trabalho deu resultado e várias empresas da cidade já efetivaram a contratação, o que representa um grande avanço não somente para os envolvidos no desenvolvimento do projeto, mas para o aluno e sua família. “As empresas realizaram uma seleção e depois entrevistas com os alunos, havendo um total apoio das famílias quanto à preparação para o mercado de trabalho”, comenta Andrea. Ela explica que, após o processo de contratação, a Apae oferece uma assessoria completa conforme as necessidades do empregador, orientando e fornecendo todo o suporte necessário quanto à adaptação do educando.
Exemplo de aposta na qualificação desses alunos, o Supermercado Queluz já contratou três estudantes da Apae e, segundo o gerente Juliano Peterson Pacheco, os novos funcionários superaram as expectativas. “Eles estão se adaptando à rotina de trabalho normalmente e estamos muito contentes com seu trabalho”, afirma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário