OBJETIVO DA ESTIMULAÇÃO
A estimulação essencial, atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que apre-
sentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes, paralisia cerebral
e casos de alto risco (prematuridade, baixo peso, desnutrição, negligência de cuidados
pela família, falta de estimulação, vulnerabilidade social, econômica e cultural e filhos de
pais com deficiência intelectual).
desenvolvimento da primeira infância. Nesta fase a metodologia utilizada deve ser por
meio da repetição de diferentes exercícios sensoriais, ampliando os aspectos
emocionais proporcionando as crianças sensação de segurança e prazer, estimulando
às habilidades cognitivas através do lúdico para facilitar a aprendizagem, explorando o
desenvolvimento de atividades pertinentes ao exercício da curiosidade e da imaginação.
danças de posição e postura, coordenação motora fina e global, apropriação da ima-
gem corporal, esquema corporal, linguagem expressiva e compreensiva, movimentos
orofaciais, noção espaço-temporal, percepções tátil, auditiva, visual, gustativa e olfativa
favorecendo o desenvolvimento desses aspectos e propiciando a socialização e interação
global de forma lúdica respeitando o nível de desenvolvimento e a idade de cada criança.
dos de forma individual ou em grupo dependendo da situação de cada educando
cada criança. A família é parte integrante deste programa e recebe orientações para
dar continuidade aos procedimentos de intervenção em seus lares.
sentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes, paralisia cerebral
e casos de alto risco (prematuridade, baixo peso, desnutrição, negligência de cuidados
pela família, falta de estimulação, vulnerabilidade social, econômica e cultural e filhos de
pais com deficiência intelectual).
O atendimento neste programa tem como objetivo o desenvolvimento integral dos
aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais priorizando a construção harmônica dodesenvolvimento da primeira infância. Nesta fase a metodologia utilizada deve ser por
meio da repetição de diferentes exercícios sensoriais, ampliando os aspectos
emocionais proporcionando as crianças sensação de segurança e prazer, estimulando
às habilidades cognitivas através do lúdico para facilitar a aprendizagem, explorando o
desenvolvimento de atividades pertinentes ao exercício da curiosidade e da imaginação.
No programa de estimulação são trabalhadas as áreas: cognitiva, motora,
linguagem, sócio-emocional e auto cuidados estimulando os movimentos voluntários, mu-danças de posição e postura, coordenação motora fina e global, apropriação da ima-
gem corporal, esquema corporal, linguagem expressiva e compreensiva, movimentos
orofaciais, noção espaço-temporal, percepções tátil, auditiva, visual, gustativa e olfativa
favorecendo o desenvolvimento desses aspectos e propiciando a socialização e interação
global de forma lúdica respeitando o nível de desenvolvimento e a idade de cada criança.
Quanto às atividades de vida diária priorizam-se o controle esfincteriano, higiene
bucal e corporal, cuidados essenciais e semi-independência.Os atendimentos são realiza-dos de forma individual ou em grupo dependendo da situação de cada educando
Na organização didático-pedagógica os procedimentos de intervenção são orienta-
dos pela equipe multiprofissional de acordo com as individualidades e necessidades de cada criança. A família é parte integrante deste programa e recebe orientações para
dar continuidade aos procedimentos de intervenção em seus lares.
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Atividade desenvolvida pela turma de Estimulação Essencial do período vespertino
Jogo da bola no parque
Objetivos:
- Desenvolver e ampliar a coordenação motora;
- Despertar a atenção na realização das brincadeiras;
- Trabalhar diferentes formas de deslocamentos;
- Explorar os espaços à sua volta;
- Trabalhar o corpo humano: braços, mãos, pernas, pés, etc..
Que lindos nossos bebes!
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